Tudo o que precisa saber sobre o check-in online

Aqui está tudo o que precisa saber sobre o check-in on-line e por que motivo deve fazê-lo.

Tudo o que precisa saber sobre o check-in online

Quando estava a viajar para Sófia, ao chegar ao aeroporto 2 horas antes do voo, deparei-me com uma impressionante fila no balcão de check-in, a qual demorou mais de uma hora para atender. Sabe o que deveria ter feito? O check-in online.

Porque é que as companhias aéreas o incentivam a fazer o check-in online?

Porque isso as ajuda a economizar dinheiro através da redução de custos (papel, funcionários e tempo), o que ao mesmo tempo beneficia os passageiros pois isso permite às companhias aéreas oferecer tarifas mais baratas. É por isso que companhias aéreas low-cost como a Easyjet, a Wizzair ou a Ryanair tornaram o check-in online obrigatório.

dica ClaimCompass: Com algumas companhias aéreas terá que pagar uma multa se não tiver efectuado o check-in online ou se não tiver uma cópia impressa do cartão de embarque. Por exemplo, a Wizzair cobrar-lhe-à entre 10 e 30€ se efectuar o check-in no aeroporto e não online, e até 50€ se não tiver impresso o seu cartão de embarque.

Também lhe sugerem vantagens adicionais para o conforto da sua viagem, seja a bagagem extra ou reservar um hotel no seu destino. O check-in online permite-lhes saber que é muito provável que compareça no aeroporto para embarcar, o que significa que não venderão o seu lugar a outra pessoa - ao mesmo tempo que, se cancelar a sua reserva, essa informação será reflectida em tempo real e o lugar estará imediatamente disponível online.

Porque também é benéfico para si?

Porque lhe permite poupar muito tempo no aeroporto: se tiver uma cópia da sua reserva e nenhuma bagagem para registar, poderá dirigir-se directamente ao portão de embarque. A maioria das companhias aéreas autorizam que efectue o check-in online a partir de 24h antes do voo e os seus sistemas funcionam ininterruptamente.

Uma coisa que eu realmente aprecio é a possibilidade de escolher o seu lugar e se sentir confortável durante o voo: eu pessoalmente adoro ter o meu lugar à janela! Quanto mais cedo fizer o check-in online, maior será a variedade de lugares disponíveis. Embora geralmente possa reservar os lugares gratuitamente, algumas companhias aéreas, especialmente as low-cost, apenas disponibilizam alguns desses lugares para reserva a troco de uma taxa extra.

Outra vantagem é o poder efectuar o check-in a partir de qualquer lugar, desde que tenha ligação à internet e acesso ao website da companhia aérea. Também o poderá efectuar através do seu smartphone, e embora a capacidade de resposta dos websites de algumas companhias aéreas possam ser melhorados, a verdade é que a crescente popularidade das aplicações desenvolvidas pelas companhias aéreas parece resolver esse problema.

Cuidados a ter?

Para efectuar o check-in online necessita saber os detalhes do voo, p.e. a referência do mesmo e no caso de voos internacionais o seu número de passaporte. Também precisa saber o número de malas que deseja declarar.

Mesmo se estiver a planear levar apenas uma peça de bagagem, o check-in online é ainda assim a melhor opção pois só precisará colocá-la no balcão designado, que regra geral, é mais rápido que a fila normal.

E se não tiver a possibilidade de imprimir o seu cartão de embarque? Se não tiver uma impressora, poderá fazer o check-in online e obter a sua cópia no aeroporto. Se tiver um smartphone, algumas companhias aéreas também serão capazes de digitalizá-lo directamente a partir do ecrã do mesmo. O principal é que, mesmo se não tiver uma cópia em papel do seu cartão de embarque, o seu lugar no avião está assegurado.

O check-in online vai certamente fazê-lo apreciar ainda mais a sua viagem e ajudá-lo a descontrair. A boa notícia é que hoje em dia quase todas as companhias aéreas disponibilizam o check-in online!